Trabalho Missionário em Portugal

Trabalho Missionário em Portugal

Editora Fiel - Edvanio Silva

Novo endereço do Blog

A partir deste mês não nais postaremos nossas cartas aqui neste espaço.

Para acompanhar nossas notícias, pedimos aos amigos e irmãos que visitem o endereço:

http://fielemportugal.blogspot.pt/

Agradecemos a todos pelo apoio no trabalho da Fiel aqui em Portugal.

Abraços fraternos,

Edvanio Silva

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - DEZEMBRO/2013 E JANEIRO/2014

 

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - OUTUBRO E NOVEMBRO/2013

 

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - AGOSTO E SETEMBRO/2013

 

 

 

O áudio em MP3 da Conferência Fiel em Portugal, está disponível no site do Ministério Fiel.

Clique no link abaixo:

http://www.ministeriofiel.com.br/conferencias/detalhes/61/13%C2%AA%20Confer%C3%AAncia%20Fiel%20-%20Portugal

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - JULHO/2013

 

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - JUNHO/2013

 

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - MAIO/2013

 

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - ABRIL/2013

 

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - MARÇO/2013

Carta com as notícias do mês de Março de 2013

CARTA DO TRABALHO MISSIONÁRIO - FEVEREIRO/2013

Carta com as noticias do mês de Fevereiro/2013

Carta do Trabalho Missionário - Janeiro/2013

Carta com notícias do mês de Janeiro/2013.

 

Carta do Trabalho Missionário - Dezembro/2012

Carta com notícias do mês de Dezembro/2012.

 

Carta do Trabalho Missionário - Novembro/2012

Carta com notícias do mês de Novembro/2012.

 

Conferência Fiel em Portugal 2012

 

Aconteceu, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2012, a 12ª edição da Conferência Fiel em Portugal. 

Este ano contamos com a presença dos preletores: 

- Tedd Tripp, autor dos livros "Pastoreando o Coração da Criança" e "Instruindo o Coração da Criança", este último com a esposa Margy Tripp, que também esteve presente na Conferência, além da reedição da obra do Pr. Gardner Spring (sec XIX) "Dicas para Pais", onde acrescenta seus comentários.

- Jaime Marcelino, pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova em Manaus, conferencista e fundador da Conferência "Encontros da Fé Reformada";

- Manuel Alexandre Júnior, pastor da Igreja Baptista da Amadora (Lisboa), professor catedrático da Universidade de Lisboa;

- Zane Pratt, diretor da Escola de Missões do Seminário Batista do Sul dos Estados Unidos;

- Martha Peace, desenvolve seu ministério de aconselhamento bíblico e ministra estudos para senhoras, tanto na igreja que congrega nos EUA quanto em vários seminários e conferências. É autora dos livros "Esposa Excelente" e "Mulheres em Apuros".

O tema geral da Conferência foi "Igreja; Família de Deus", com ênfase aos assuntos relacionados à família cristã, tais como educação de filhos, relacionamento entre cônjuges, relacionamento da família com a igreja, papel da esposa, perdão, etc…

Muitas novidades marcaram a conferência deste ano. Entre as principais destacamos a presença do Pr. Manuel Alexandre Jr., que deu uma palestra inicial, para abertura do evento, onde fez uma riquíssima análise da carta de Paulo aos Efésios, à luz do tema igreja como família de Deus.

Outra novidade foi a realização de um seminário específico para mulheres, que aconteceu em paralelo, com a irmã Martha Peace. Durante uma das sessões da manhã e noutra à tarde, as irmãs separavam-se para acompanhar as palestras formuladas especialmente para elas, nos temas "Esposa Excelente" e "Sentimentos Feridos". Na quarta-feira à tarde, foi oferecida uma "tarde especial", com três mini-palestras, entrecortadas com um chá-da-tarde e momentos de interação entre a autora e as participantes.

Mas a maior de todas foi mesmo a mudança de local. Desde a primeira conferência até o ano passado, o evento decorreu no Acampamento Baptista, que fica em Água de Madeiros, uma praia que fica próximo a Marinha Grande, em Leiria, distante de Lisboa aproximadamente 160km. Neste ano, por conta de uma dificuldade com a data, foi necessário providenciar um novo local. Decidimos então usar as dependências do Seminário Torre D'Aguilha, uma instituição católica, que nos últimos anos abriu suas dependências para locação e tem sido usada por muitos grupos, inclusive evangélicos. Recebemos de todos os participantes um feed-back bastante positivo quanto à esta novidade, o que nos trouxe grande alívio diante da tensão inicial de uma mudança tão grande. De fato, o local é bastante agradável e as instalações são muito boas, com acomodações confortáveis em quartos duplos com suite, além das boas salas de reunião de vários tamanhos à disposição.

Uma dos benefícios foi a localização. O Seminário fica a apenas 15km de Lisboa. Isso facilitou muito a presença dos irmãos da capital e do sul do país.

Acreditamos que a soma de todos esses elementos, quais sejam, um tema mais abrangente, seminário para mulheres, nova localização e uma melhor divulgação, fizeram aumentar o número médio de participantes de 60 - 70, para 120 - 130. Tivemos uma participação de crianças na média de 25 (ano passado foram 10).

Estamos agradecidos ao Senhor por tão expressivo crescimento. 

Nossa oração é que a Conferência tenha sido útil para a Igreja Evangélica em Portugal. Que as palestras e workshops ministrados naqueles dias possam servir para o crescimento, fortalecimento e edificação, não apenas dos pastores e seminaristas, mas de todos os crentes que estiveram presentes, alguns todos os dias, outros em dias alternados. Que a Fiel continue sendo um terreno onde evangélicos de todas as denominações possam andar sem temor, sabendo que vão conhecer mais e melhor o nosso Deus e a sã doutrina contida nas Escrituras.

Continue orando pela situação difícil pela qual passa Portugal, não só financeira e politicamente, como espiritualmente também. Que a luz do Senhor possa brilhar mais nesta terra tão árida para o Evangelho.

 

Martha Peace e a tradutora Elisa Rodrigues
 

Pr. Manuel Alexandre Junior

 

Zane Pratt e o tradutor Nuno Pinheiro

 

Pr. Jaime Marcelino

 

Tedd Tripp e o tradutor José Henrique

 

Rick Denham, presidente da Missão Evangélica Literária (Editora Fiel)

 

Alberto Felipe, membro da equipe Fiel

 

Voluntários Paulo Mussi (Livraria) e Claudia Mussi (Recepção).

 

Rosilene (e as filhas) no trabalho com as crianças.

 

Workshop para mulheres

 

 

Última jornada antes da Conferência

 

No propósito de visitar igrejas para divulgar a Conferência e o ministério da Fiel, seguimos, desde a última postagem, visitando a Igreja Baptista da Ramada (Pr. Tiago Bugalho), no dia 29 de julho; a 3ª Igreja Baptista de Lisboa (Pr. Joed e Pr. Santos), no dia 5 de agosto; a Igreja Presbiteriana de Cristo, em Campo de Ourique (Lisboa - Pr. Glenn) e a Igreja Evangélica de Carnaxide (Pr. Marcos Mas), ambas no dia 12 de agosto e a Igreja Evangélica de Santo André (Alentejo) e Igreja Evangelica de Vila Nova de Milfontes (ambas Pr. Aroldo Alves) no dia 19 de agosto. 

Em todas elas levamos livros com descontos, pregamos a Palavra do Senhor e convidamos os irmãos para a Conferência. 

 

 

 

 

 

 

Livros em Portugal

A frase "livros com descontos" pode parecer simples, especialmente quando na nossa vizinhança, ou mesmo na nossa cidade, podemos contar com uma Livraria Evangélica, mas para a maioria das igrejas que visitamos neste primeiro semestre, não há uma livraria num raio de quilômetros. Na verdade, em todo o país, há apenas 3 livrarias evangélicas conhecidas (duas em Lisboa e uma em Coimbra). Já houveram mais, porém, com a crise, muitas empresas estão fechando as portas.

No final de julho tivemos a alegria de receber um pequeno carregamento de livros. Contamos com a preciosa ajuda do irmão Ronaldo Pernambuco que facilitou bastante as coisas, como o contato com a Lufthansa, que nos ofereceu um preço especial no frete, e com a trade, que ofereceu os serviços gratuitamente. Isso ajudou a diminuir o nosso custo, para podermos oferecer os descontos que oferecemos nos nossos livros aqui em Portugal. Agradecemos aos outros irmãos que também ajudaram, como o pessoal de vendas e expedição do escritório da Fiel, alguns irmãos da Nutra, em São Paulo e a família Mussi aqui em Portugal, que me deu grande ajuda com o transporte das caixas.

 

 

 

 

Chegou o verão!

 

Para uma família brasileira, esta frase faz bastante efeito. Desde que aqui chegamos, vindos do verão do Brasil, e fomos “batizados” com o frio de Lisboa, a chegada do verão é bastante confortadora. É também mais uma fase do nosso “assentamento” cultural, observar a mudança no comportamento das pessoas nestes dias do ano.

 

Jornada

Nossa jornada continua com visitas a igrejas e eventos, pregando a Palavra do Senhor, expondo os livros, anunciando e convidando os irmãos para a 12ª Conferência Fiel em Portugal, ajudando na tarefa de fazer o ministério da Fiel mais conhecido entre os portugueses.

 

No dia 10 de junho voltamos ao sul do país, agora na pequena cidade de Aljezur, onde conhecemos a Igreja Assembléia de Deus, pastoreada pelo irmão Wallace dos Anjos. 

 

 

 

 

No sábado seguinte, dia 16, participamos de uma miniconferência para homens, organizada por irmãos da ABEM (Associação dos Baptistas para o Evangelismo Mundial). No domingo, dia 17, estivemos na Igreja Evangélica do Seixal, com o Pr. Paulo Nunes, conhecido de nossas conferências.

 

 

Dia 21/06 aconteceu o encerramento da Escola Móvel do IBP aqui na igreja do Alto do Moinho. No dia 24 de junho, maratona dupla: Pela manhã, pregação na Primeira Igreja Baptista de Lisboa, onde fomos recebidos com muito apreço e carinho pelo Pr. Celestino Oliveira. À tarde, visita à 2ª Igreja Baptista do Barreiro, Pr. Samuel Trancoso, outro conhecedor do ministério da Fiel.

 

 

No dia 08 de julho, visitamos a Igreja Evangélica Baptista de Odivelas, Pr. Marcone Lau.

 

 

No dia 15 de julho, viajamos ao norte do país para visitar, na cidade de Braga, a Igreja Evangélica Missionária, onde conhecemos o Pr. João Vieira. À tarde, na volta, paramos na cidade de Vila Nova de Gaia para visitar a Primeira Igreja Evangélica Baptista, pastoreada pelo Pr. Ludgero Coelho, outro velho conhecido.

 

 

 

 

Por fim, na semana passada, estivemos visitando e conhecendo a Igreja Evangélica Baptista da Amadora, onde serve o Pr. Manuel Alexandre Jr.

 

 

Alguns destaques destas jornadas: 

  • Assembléia de Deus - Os irmãos tem se mostrado como um povo que tem se despertado para a leitura. Nessa segunda experiência de estar em uma igreja Assembléia de Deus pudemos comprovar o grande interesse pela pregação reformada e pela literatura da Fiel exposta na igreja.
  • A visita ao norte, na cidade de Braga, nos revelou a simpatia do Pr. João Vieira e sua esposa, que nos receberam em sua casa no sábado com muito carinho. Boa mesa, regada a muitas histórias de quando ele era vendedor ambulante de Bíblias, numa época de perseguição e dificuldades, há muitos anos atrás. Só como exemplo, contou-nos uma história de que o padre de uma determinada cidade propôs comprar todas as bíblias que ele tinha. O propósito não era outro senão o de queimar todas as “bíblias heréticas dos protestantes”. Não conseguindo, comprou pelo menos uma e a queimou em praça pública, em forma de protesto. Foi muito encorajador ouvir testemunhos de alguém que abdicou de uma boa carreira profissional para se dedicar ao espalhar da Palavra de Deus.  
  • Nesta viagem, o irmão Jorge Espinhal acompanhou-me. Ele é um dos diáconos da Igreja do Alto do Moinho, onde congregamos. Tivemos um ótimo tempo de viagem juntos, compartilhando experiências, lutas e vitórias. O irmão Jorge, assim como muitos outros irmãos aqui em Portugal, tem enfrentado dificuldades em relação ao seu emprego, devido à instabilidade pela qual o país atravessa. Muitas empresas estão fechando as portas num cenário bastante desanimador. Muitas outras, como a que ele trabalha, diminuíram drasticamente seu ritmo de atividades. Todo esse horizonte tem deixado nosso irmão triste, e não só ele, mas muitos outros pais de família, preocupados com o sustento de sua casa. Oremos para que a situação econômica possa se estabilizar e as empresas voltem a produzir, para que os cidadãos não vejam seu sustento ameaçado.

 

"Pit Stop"

No final do mês de junho fui obrigado a fazer uma parada, por causa de uma pequena cirurgia para retirada do apêndice. Apenas um susto e um alerta para não correr tanto. Graças a Deus estou bem recuperado, sem dores. É difícil ficar parado com tanto a fazer, mas as vezes é necessário. Agradecemos aos irmãos que intercederam pela minha saúde e recuperação. O Senhor ouviu nossas orações.

 

Mês especial

Este mês de julho é especial para nós. Dos cinco membros da família, três fazem aniversário: A Rosilene (dia 5), eu (dia 6) e a Raíssa (dia 17). Recebemos muitas manifestações de carinho e apreço não só do Brasil como daqui de Portugal também. No dia do aniversário da Rose, tivemos uma noite especial. Recebemos a visita do jovem casal Carlos Henrique e Fernanda, que estavam voltando ao Brasil, vindos da Noruega, e, numa escala em Lisboa, fizeram contato conosco para jantarmos juntos. Essa é uma daquelas doces lembranças que não deixarão nossa memória. 

 

Gratidão

Mais uma vez aproveitamos para agradecer a todos os mantenedores fiéis, pessoas e igrejas que tem enviado suas ofertas para nossa manutenção aqui em Portugal. Deus os recompense. Continuem orando por nós e pela expansão do ministério da Fiel em terras lusitanas, com a certeza de que, cada livro que é oferecido, cada visita ao site, cada novo participante da Conferência é mais um passo para que o povo desta terra conheça mais e melhor o Senhor Jesus, através da boa doutrina da graça, verdadeiro porto seguro neste mar de tantas confusões teológicas.

Em Cristo,

Edvanio, Rosilene, Raíssa, Maria e Vinícius

 

“Sempre que me lembro de ti em minhas orações, dou graças ao meu Deus, pois tenho ouvido do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos." Filemon 1:4-5

PRIMAVERA EM PORTUGAL

Voltamos para dar notícias. Nessa nova fase de nossas vidas, ainda estamos nos acostumando com algumas necessidades (ou seriam obrigações?), e uma delas é a de escrever aqui neste espaço para manter os irmãos e amigos informados e para registrar nossos passos aqui em terras portuguesas. Assim como em toda adaptação, não tem sido fácil conciliar o tempo. Estou pedindo a Deus que nos ajude nesta questão. 

Algumas novidades são boas, outras nem tanto, como é o caso de uma alergia bem conhecida por aqui como alergia ao pólen. Como não estava acostumado com esse fenômeno, estou sofrendo um pouco com a tal alergia, que parece gripe ou rinite, pois bloqueia o nariz. Nesta época, as árvores "voltam à vida" e a proliferação do pólen é bem mais intensa do que na região onde morávamos no Brasil.

 

Visto

A boa notícia é que nosso visto de residência foi aprovado para este primeiro ano. Assim que chegamos aqui, fomos ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteira), mas ainda não tínhamos "historial" suficiente para receber o visto. Fomos convocados a voltar lá agora em Junho. Levamos todos os documentos e fomos aprovados sem problemas. A Igreja do Alto do Moinho, onde somos membros, nos ofereceu grande ajuda com documentação, o que acredito, foi fundamental para esta aprovação. Parece simples, mas é um pouco "tenso". Agora, graças a Deus, estamos mais tranquilos.

 

Europa em crise

Temos presenciado um cenário um tanto desanimador quando o assunto é a situação econômica do país. Algumas igrejas tem visto diminur o número de seus membros brasileiros, que após perderem seus empregos, voltaram ao Brasil. Muitos irmãos portugueses tiveram seu ordenado reduzido, bem como sua carga horária. Muitos outros vivem com a perspectiva do desemprego às portas, sem contar os que perderam mesmo seus postos de trabalho. Oremos para que o Senhor continue cuidando dos seus filhos nestes tempos difíceis e para a Sua Igreja não se desanime, mas continue a proclamar Seu nome, acima de todas as situações.

 

Conferência Fiel em Portugal

O site da Conferência está no ar: www.editorafiel.com.br/portugal

Este ano teremos como preletores o Pr. Tedd Tripp, o Pr. Jaime Marcelino e a irmã Martha Peace, que vai falar apenas para as mulheres, em um seminário exclusivo e inédito em nossas conferências. O tema será: “Igreja: Família de Deus". Vamos tratar de assuntos de interesse da família de Deus em suas várias áreas de relacionamento: Maridos, esposas, filhos, comunidade, igreja, etc.

A novidade é que, este ano a Conferência será em Lisboa (antes era realizada em Leiria, cidade mais ao centro do país). Nossa expectativa é que essa mudança de local possa dar mais dinamismo e possibilidade de participação para os da capital que não estarão de férias naqueles dias.

Este ano não organizaremos uma caravana do Brasil, mas se você deseja participar da Conferência em Portugal, faça contato conosco. Será um prazer recebê-lo no aeroporto de Lisboa e encaminhá-lo até a Conferência.

 

Visitas, visitas...

As visitas as igrejas continuam. Tenho me esforçado para aproveitar todos os finais de semana que são possíveis para preencher a agenda por dois motivos: Primeiro, as férias de verão estão chegando. Dizem que todos "desaparecem" nas férias e as igrejas até param algumas atividades, por causa da baixa na frequencia. Segundo, porque tenho pouco tempo para divulgar a Conferência Fiel em Portugal.

 

  • Desde a última postagem, visitamos, no dia 21 de abril, a Igreja Cristã Presbiteriana de Telheiras, aqui em Lisboa, por ocasião do 28º aniversário da igreja, pastoreada pelo irmão Pr. Manuel Luzia.  

 

  • Estivemos na Conferência promovida pelo CCI (Centro Cristão Interdenominacional) ocorrido no dia 25 de abril, na Igreja Evangélica de Beja na região do Alentejo, pastoreada pelo irmão Pr. Elias Lima. 
  • No dia 1º de Maio visitamos a Igreja Evangélica Baptista de Odivelas (Pr. Marcone Lau) no dia do seu 48º aniversário.  
  • No sábado, dia 5, mais uma igreja aniversariante, a Igreja Evangélica de Sines, cidade litorânea no distrito de Setúbal, onde serve o Pr. Rogério Ramos. A igreja comemorou 62 anos. 

 

  • No sábado seguinte, dia 12/05, aconteceu o Dia Aberto do IBP - Instituto Bíblico Português, instituição de Educação Teológica que visa preparar obreiros para melhor conhecer e servir ao Senhor através de cursos teológicos (http://www.ibp-aee.org/). 

 

  • Dia 20 de maio foi um dia especial. Participamos de um culto de batismo na Igreja Baptista de Tires. Almoçamos na casa da irmã Rosa e seu marido Samuel e seguimos para a igreja, para contemplar e nos alegrar com seu batismo e o de mais 11 irmãos, entre eles um inglês e alguns africanos. Foi maravilhoso ver o entusiasmo do Pr. Daniel Pascoal, que comemorava cada alma batizada como um atleta comemora um gol, louvando ao Senhor com os punhos ao ar e um grande sorriso nos lábios. Louvado seja o Senhor!

 

  • No dia 24 de maio conheci a Igreja Baptista de Almada (Pr. Virgílio Barros) em culto de oração numa quinta-feira.  
  • No domingo dia 27 de maio, estivemos na Igreja Assembléia de Deus na cidade de Quarteira, na região sul do país (Algarve). Lá conhecemos o Pr. Leonardo Moraes e sua família (esposa Ana e os filhos Lavínia e Pedro Guilherme). Fomos conhecer a cidade no sábado. O Pr Leonardo nos recebeu em sua casa de forma muito amável. Foi uma bênção conhecê-lo, bem como sua congregação, ávida por bons livros. Encheu nosso coração de alegria ver o pastor indicando os livros da Fiel com entusiasmo para os seus membros, falando da bênção de ter aqueles livros bem ali, na sua igreja, o que antes era praticamente impossível.  

 

  • À tarde, passamos para conhecer a Igreja Baptista de Loulé, uma cidade próxima, onde trabalha o Pr. Mário Jaime.
  • Em junho, no dia 3, visitamos a Igreja Baptista de Sete Rios, onde serve o amigo Pr. Samuel Quimputo. Pr Samuel é um dos que tem estado sempre presente nas Conferências Fiel, e tem demonstrado grande apreço e carinho por nossa família, especialmente depois que conheceu o Vinícius... 

 

 

Por falar em família...

Tenho experimentado a graça de ter minha família comigo nestas experiências, que tem sido enriquecedoras não só para mim, mas para eles também. Ver os filhos empenhados em montar a mesa de livros e ajudar para que as coisas funcionem é realmente uma bênção. Tem servido de exemplo e testemunho e eu louvo a Deus por isso. Só para ilustrar: Na visita que fizemos na cidade de Loulé, enquanto conversava com o Pr. Mário Jaime sobre a Conferência e seus preletores, as meninas estavam tirando os livros da caixa e arrumando a mesa, juntamente com o Vinicius. A medida que falava sobre o Tedd Tripp, por exemplo, o Vinícius aparecia com um exemplar do livro "Pastoreando o Coração da Criança" nas mãos para entregar ao pastor. Quando falava da Martha Peace, lá vinha ele com um exemplar do livro "Esposa Excelente"... De repente ele entra na conversa e diz: "Pai, você não falou do livro "Mulheres em Apuros". Eu expliquei que era por que aquele livro estava esgotado. Mas ele insistiu e disse: "Mas ainda assim, eu acho que o senhor deveria falar desse livro..." e saiu para continuar a ajuda as irmãs. "É muito giro", é o que falam todos quando se deparam com essa cena. De fato, nossos filhos são uma grande bênção em nossas vidas.

 

Gratidão

Agradecemos a Deus por todos os irmãos que tem apoiado o Projeto Missionário da Fiel aqui em Portugal com orações e suporte financeiro. Agradecemos especialmente a algumas igrejas que tem enviado regularmente suas ofertas de amor. São elas: Igreja Batista da Graça (Pr. Gilson Santos - SJCampos-SP), Igreja Batista Esperança (Pr. Alceu Ferreira - Tatuapé-SP), Igreja Batista Liberdade (Pr. Wilson Porte Jr. - Araraquara-SP), Igreja Batista Missionária Peniel (Pr. Antonio Ferreira - Campinas-SP), Igreja Batista Parque Industrial (Pr. Clodoaldo Machado - SJCampos-SP), Igreja Batista Sinai (Pr. Paulo Lino - Salvador-BA), Igreja Batista Tupã (Pr. Silas Campos - Tupã-SP), Igreja Cristã Evangélica Bosque dos Eucaliptos (Pr. Evaldo Bueno - SJCampos-SP), Igreja Presbiteriana da Herança Reformada (Pr. Josafá Vasconcelos - Salvador-BA), Igreja Presbiteriana Cidade Nova (Pr. Jaime Marcelino - Manaus-AM), Igreja Presbiteriana Jardim Satélite (Pr. Jader Borges - SJCampos-SP) e Igreja Presbiteriana Jardim Sul (Pr. Olivar - SJCampos-SP). Alguns irmãos como o Paulo Reiss e Rosilene e alguns outros que eventualmente tem enviado suas ofertas para a nossa missão.

Sabemos que somente Deus é capaz de tocar nos corações para, voluntariamente, participar de Sua obra. Nós que estamos aqui na outra ponta, sentimos a grande responsabilidade de sermos fiéis ao Seu chamado, mas ao mesmo tempo, sentimos o cuidado do Senhor nesse "toque". Cada oração, pensamento e ação de vocês é muito importante para nós. Deus os recompense.

 

"Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força."

1 Crônicas 29:11, 12

 

PRIMEIROS MESES

O mês de fevereiro começou com nossa "corrida" por uma casa para morar. Depois de algumas pesquisas e contatos com irmãos, imobiliárias e internet, e depois de algumas visitas a imóveis para "arrendamento" (aluguel), decidimos morar na Quinta da Marialva, onde achamos um apartamento que se encaixava em nossa necessidade. O "sítio" (lugar) é muito bom, relativamente calmo e com boa estrutura na vizinhança. Fica muito próximo da escola, da igreja, de um parque para caminhadas e lazer, da estação de "comboios"(trem), enfim, muito bem localizado. Conseguimos mudar na última semana de fevereiro, depois de ter vencido as etapas de instalação de luz, água, gás e internet, visto que o apartamento nunca havia sido habitado. A partir de então, começa a etapa da montagem de nossa casa, e nesse caso, montagem é literal. Descobrimos que fica mais barato comprar móveis desmontados, o que para mim significa uma boa terapia, fazendo algo com as mãos. Aos poucos o apartamento vai ficando com a nossa cara. É gratificante.

Igreja
O envolvimento com a igreja continua, de forma gradual. Temos tido o cuidado de fazer as leituras de todas as situações para avaliarmos como podemos ajudar. Por enquanto, tenho ajudado com o Banco Alimentar, um trabalho de ação social da igreja que ajuda famílias "carenciadas". Uma espécie de extensão do trabalho do governo que recebe alimentos dos supermercados e indústrias e os distribui, através de igrejas e associações, à famílias previamente mapeadas por estas instituições. Todas as quartas-feiras, a "carrinha" (van) da igreja vai à sede do Banco Alimentar recolher as doações.
Tenho também ajudado na pregação das reuniões de oração das quartas-feiras à tarde. Há também um ponto de pregação que se reúne na casa da irmã Basiliza, numa localidade chamada Azoia, a uns 30 km de casa. Esses irmãos se reunem todas as segundas-feiras, à tarde.
A Rosilene já participou de duas reuniões de mulheres, uma na igreja e outra na nossa casa. As mulheres reunem-se uma vez por mês. Foi uma grande alegria poder receber um grupo de 13 irmãs, onde a Rose pode trazer-lhes uma palavra.

Chá de Panela?
Todo último domingo de cada mês, a igreja promove um "convívio", um tempo maior com os irmãos, após o culto, onde é servido um lanche. No convívio de fevereiro, tivemos a grata surpresa de receber muitos presentes de vários irmãos da igreja para ajudar a montar nossa casa. Um verdadeiro chá de panela, com direito a brincadeiras e perguntas e respostas sobre o casal. Uma singela demonstração de amor e carinho que alegrou nosso coração.

Visitas a Igrejas
Ainda estamos iniciando nossa agenda de visitas a igrejas. Esperamos que depois que todos esses entraves iniciais tiverem passado, possamos desenvolver melhor essa área. Por outro lado, haveremos de dar algum tempo para que os irmãos de outras igrejas possam ir se acostumando com nossa presença no país. Já tivemos a oportunidade de falar do ministério da Fiel à Igreja Baptista de Mem-Martins (Pr. Mário Jorge), Igreja Baptista de Tires (Pr. Daniel Pascoal) e Igreja Baptista de Rio de Mouro (Pr. Sérgio Gomes), onde também levamos alguns livros para oferecer à igreja com desconto nos preços. Também já estivemos visitando, de forma casual, a Igreja Baptista do Cacém (Pr. José Pinto Ferreira), Igreja Evangélica de Seixal (Pr. Paulo Nunes), Igreja Bíblica Baptista de Santa Marta (Pr. Robert Fry) e  Igreja Evangélica Congregacional de Paio Pires (Pr. Daniel Calado). Também conhecemos a Igreja Baptista de Queluz, que está sem pastor, onde aconteceu a reunião regional das mulheres baptistas. Falamos, eu a Rose, rapidamente sobre a Fiel, especialmente a Conferência, que este ano terá a participação da autora Martha Peace, falando especificamente às mulheres. Ainda tivemos a oportunidade de estar presentes no encerramento da reunião Anual da Convenção Baptista Portuguesa. Aos poucos, mais e mais pessoas são informadas sobre a Fiel e seu ministério. Oremos para que, ao fazermos mais conhecida a Fiel, a sã doutrina possa ir se espalhando mais e mais em Portugal.

Cebapes, Loja Online e Conferência
Tenho espalhado durante nossa rotina diária, algumas visitas à Livraria do Cebapes (Centro Baptista de Publicações), no centro de Lisboa, que revende os livros da Fiel. Promovemos algumas mudanças na nossa parceria para facilitar o trabalho de representação do Cebapes. Estamos finalizando a conferência do estoque, que, apesar de ser pequeno, dá bastante trabalho para controlar. Vamos também fazer um pequeno estoque em nossa casa para poder entregar aos pastores adotados no Projeto Adote um Pastor. Desejo fazer esse trabalho de entrega pessoalmente para poder acompanhar esses pastores em sua caminhada, compartilhar suas lutas e vitórias, ou seja, andar junto com eles. Nas próximas semanas vamos também revitalizar nossa loja online, que esteve parada nos últimos meses.
Nossa conferência, que está marcada para os dias 03 a 06 de setembro deste ano, teve que mudar de local. Desde sua primeira edição, em  2001, ela tem acontecido nas dependências do Acampamento Baptista, que fica em Leiria, distante 160 km de Lisboa. Este ano, pela primeira vez, ela terá lugar em Lisboa, no Seminário Torre d'Aguilha. Apesar de ser um seminário católico, já tem sido utilizado por muitas organizações evangélicas para realizarem seus eventos. Tem ótimas instalações e um preço que não aumenta muito em relação ao do Acampamento. Oremos para que essa mudança possa dar mais dinamismo à Conferência, atraindo mais participantes, especialmente da grande Lisboa. Que os irmãos do Norte, que precisarão viajar mais alguns quilômetros, sintam-se animados para estar na Conferência.

Escola das crianças e Adaptações
As meninas (Raíssa e Marina) começaram a frequentar a Escola assim que as crianças daqui voltaram das "Férias da Páscoa", um período de duas semanas durante a páscoa em que não há aulas. Como pais, sempre ficamos preocupados em como nossas crianças se sentirão na nova escola. Graças a Deus, elas estão gostando "imenso" (bastante) da nova experiência. Foram bem recebidas pelos colegas e pelos professores. Aqui devemos destacar o cuidado do Senhor para conosco, mais uma vez. Há poucos meses, uma irmã de nossa igreja, a Guilhermina, que trabalha na escola, foi destacada para a Diretoria. Dessa forma ela pôde dar-nos uma grande assistência na inserção das meninas no ambiente escolar e oferece grande apoio em todas as questões envolvendo documentos e outras coisas mais. Levou-as a conhecer todas as instalações no primeiro dia e mantem-se como uma referência caso haja alguma necessidade. É interessante notar que Deus colocou essa irmã nessa posição poucos meses antes de chegarmos. Esse é o nosso Deus!

Nossa adaptação tem sido facilitada pelas várias demonstrações de carinho que recebemos, não só da igreja onde estamos congregando, como das igrejas por onde temos passado. Sabemos que, com o passar do tempo, a medida que as novidades vão passando, e o dia-a-dia vai se estabelecendo, as coisas vão se tornando mais reais, mas temos a consciência do trabalho que temos em nossa frente, das grandes possibilidades de ajudar e da visão que o Senhor tem frutos a colher nesta terra, frutos de uma igreja mais fortalecida e de uma boa e sã doutrina espalhada para a Glória do Senhor. Essas coisas e as orações dos irmãos, vão manter-nos animados, ocupados e trabalhando. Nosso conforto está no fato de que somos parte do exército do Senhor nessa trincheira.
 

 

Chegamos!

Graças ao nosso bom Deus, fizemos uma viagem tranquila, apesar da pequena tensão pelo fato de esta ter sido a primeira viagem de avião dos nossos filhos. Eles se portaram muito bem. O pequeno Vinícius rapidamente aprendeu a colocar e tirar o cinto. Sentia-se como o próprio piloto…
Saímos do Brasil às 17h40 do dia 23/01/2012. Fomos surpreendidos por um grupo de irmãos da nossa amada Igreja Batista no Parque Industrial que foi se despedir da nossa família no Aeroporto de Guarulhos. Chegamos às 5h40 da manhã do dia 24, numa Lisboa gelada de 6ºC com sensação de 3ºC, na esperança de que o sol aparecesse às 6h, como no Brasil. Porém, nesses dias de inverno, ele só aparece por volta de 7h ou 8h. A sensação de sair do avião gelado e entrar em outro ambiente mais frio ainda foi muito estranha… Mas nada que uns bons casacos não resolvessem.

Sentimos o cuidado do Senhor nosso Deus ao nos livrar de algumas situações que poderiam nos atrapalhar na chegada. A passagem pela imigração é geralmente tensa, mas se torna ainda mais quando o agente pede documentos que você não tem… Depois de repassar as explicações recebidas do Consulado no Brasil (aquele documento a gente provavelmente desconhecia), sob alguns resmungos de protestos, ele carimba nosso passaporte e nos permite entrar (que alívio!). Outra situação são as malas. Graças a Deus nenhuma delas se extraviou. Outra situação: a passagem pela alfândega. Já vi pessoas serem interrogadas sobre o conteúdo de suas malas e serem solicitadas a abrirem as mesmas, provocando aquele constrangimento para rearranjar as coisas. No nosso caso então, com 10 volumes grandes, seria não só um constrangimento, como também um caos tentar arrumar as malas que levamos mais de uma semana para organizar. O agente da alfândega nos perguntou de onde viemos. Eu disse que estávamos de mudança, o que explicava aquele grande volume. Ele então abriu um sorriso e nos deu as boas vindas e nos deixou passar! Louvado seja o Senhor! Estavam a nossa espera o irmão Pr. Paulo Mussi e sua esposa Cláudia. Pouco depois chegou o Pr. José Rodrigues e Elisa com a “carrinha” (van), grande o suficiente para nossas malas.

Estamos alojados no apartamento pastoral da Igreja Evangélica Baptista de Mem-Martins, a qual é pastoreada pelo amigo e colaborador da Fiel, Pr. Mário Jorge. Esse cuidado da igreja tem sido fundamental, pois tem nos dado tranquilidade para procurarmos nossa morada definitiva. No domingo dia 29/01/2012, tivemos a oportunidade de estar no culto agradecendo publicamente aos irmãos por tão preciosa ajuda.

Nossos primeiros dias aqui têm sido bastante intensos. Temos cuidado das questões relativas ao visto e ao reagrupamento familiar. Conseguimos marcar nossa entrevista junto ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para o dia 14/02. Já começamos a procurar nossa casa. Esperamos um pouco para ver como seria a adaptação das crianças junto aos jovens da Igreja Evangélica do Alto do Moinho, que é pastoreada por outro amigo e colaborador, Pr. José Rodrigues. Pela graça do Senhor, a adaptação está sendo rápida, o que nos deu a confirmação de que deveríamos procurar uma morada nos arredores dessa igreja. Temos sido tratados como verdadeiros filhos pelo Pr. José Rodrigues e por sua esposa Elisa. O casal tem demonstrado grande amor por nós e tem nos apoiado nas questões mais importantes, emprestando seu nome e endereço, sendo nosso tutor e avalista. Não sei como estaríamos sem essa ajuda, mas sei que seria muito difícil. Damos graças a Deus pela instrumentalidade que Ele tem dado ao casal José Rodrigues e Elisa em nos receber com tanto carinho e com ações práticas que estão nos ajudando muito nestes momentos iniciais.

Há outras pessoas importantes nesse processo, como é o caso do casal de missionários brasileiros Paulo Mussi e Cláudia, que também tem nos oferecido ajuda e amor, além informações úteis de suas próprias experiências como estrangeiros aqui. Agradecemos a Deus pela vida deles também.

Irmãos, agradecemos pelas orações de todos vocês. Sabemos que suas intercessões têm nos ajudado nestes primeiros capítulos de nossa história aqui. Pedimos que continuem orando por nós. Há ainda muitos detalhes que precisam ser resolvidos. Estamos recomeçando nossa vida, desta vez, em outro país. Não será fácil montar uma casa novamente. Há ainda a questão da escola das crianças e outras questões que ainda nem conhecemos… Mas em todas as coisas temos agradecido ao Senhor, pois Ele tem nos abençoado com toda sorte de bênçãos. Sabemos que não estamos sós, pois ao nos comissionar, providenciou um corpo para cuidar de nós.

Louvado seja Deus pela sua vida. Muito obrigado por tudo.

Em breve postaremos mais notícias e informações.

Em Cristo,

Edvanio, Rosilene, Raíssa, Maria e Vinícius

 

Blog Stats

  • Total posts(19)
  • Total comments(11)

Forgot your password?